28/01/2013

Como aumentar velocidade do Cooler do Xbox 360

Ola amigos, neste tutorial mostro como aumentar a velocidade do cooler do Xbox 360 FAT.
Isso diminui travamentos de jogos, melhora a expulsão do ar quente que fica dentro do console, simplificando evita o super aquecimento dele.
Porem mesmo tendo todos esses pontos positivos tambem há os negativos, que são, depois de aumentar a  velocidade, o cooler gira mais rápido (óbvio) e com isso o barulho que ele faz é maior.
Li em algum site sobre esse assunto (nao me recordo qual) e dizem que a microsoft não poderia deixar o cooler do console rodando nessa velocidade devido a este ruido, pois tem um certo limite em decibéis que um aparelho póde faze-lo. E o outro ponto negativo, e mais determinante é que, se você nunca mecheu com ferro de solda, estanho, etc, NÂO PROSSIGA.

FAÇA

* se você for corajoso
* se você quér melhorar o seu console

NÃO FAÇA

* se você tem medo de não conseguir
* se você nao possui nenhum dos requisitos anteriores (hehehe)

Material necessário

* Ferro de solda
* Estanho
* Fita isolante
* Incentivo
* Coragem
* Determinação

Como fazer?


É o seguinte, como a camera digital no modo degravação de vídeo não mostraria com muitos detalhes, resolvi colocar as fotos em alta definição.
O procedimento é simples, condiz apenas em cortar dois fios, emenda-los em um fio só e a extremidade deste fio soldar em uma das pontas de um capacitor da placa mae do xbox 360.

  1. Retire o redirecionador de ar que fica entre o cooler e os dissipadores (é a peça branca de plastico).
  2. O cooler do xbox 360 possui o conector branco (óbvio) nele temos 4 fios de cores diferentes, preto, azul, marron e vermelho.
  3. Corte o fio marron e vermelho, de forma que eles nao sejam mais usados pelo conector branco. O unico fio que deve ficar no conector branco é o fio azule o preto, o conector branco deve permanecer conectado na placa mae. Não corte os fios muito rente ao conector, pois caso você queira desfazer todo o processo ainda restará um pedacinho dos fios para emendar.
  4. Depois de cortar os fios marron e vermelho que saem direto do cooler, descasque um pouco a ponta deles, com o ferro de solda já quente, passe estanho nas pontas e depois junte elas.
  5. Arranje um terceiro fio, eu usei um que éra do meu Home Theater, ele servirá para ligar os fios marron e vermelho no capacitor da placa mae do xbox (nas fotos abaixo ele é o fio grande vermelho). Deve ter mais ou menos uns 18cm. Descasque as duas extremidades deste fio tambem. Passe estanho nas duas pontas dele.
  6. Temos os fios marron e vermelho estanhados e juntos, agora solde junto a eles o terceiro fio, o de 18cm ( + ou - ). Cuidado, lembre-se de não cortar muito as pontas, para evitarmos de sobrar fio dentro do console, e não causar nenhum curto.
  7. Antes de prosseguir revise, veja se está tudo certinho. O fio marron e vermelho que sai do cooler estão soldados juntos com o terceiro fio soldado junto a eles.
  8. Nesta solda que você fez passe fita isolante, para nao causar de forma alguma qualquer tipo de curto circuito dentro do console.
  9. Agora solde a ponta do terceiro fio no capacitor que é exibido na foto. Eu nao lembrei de tirar uma foto do fio já soldado, porem coloquei uma setinha apontando em qual das duas pontas do capacitor você déve soldar o terceiro fio.
  10. Pronto, coloque novamente o redirecionador de ar, feche o console e bom divertimento.

Se gostou divulgue e clique no botão do Google +

Abraços.